O PRIMEIRO VRF ALIMENTADO POR ENERGIA SOLAR.

 

Os painéis solares são ligados diretamente ao

sistema de ar condicionado VRF fotovoltaico modular.

A eficiência do GMV 5 PV

 

A energia fotovoltaica de sistemas convencionais é fornecida diretamente para

a rede da concessionária via inversores Grid-tie ao mesmo tempo que

o equipamento de ar condicionado convencional também consome da concessionária e no final do mês a conta é recompensada através de

créditos pelo balanço entre consumo e geração. Todo esse processo com suas conversões de correntes e tensões acarreta em perdas de 6% a 8% na eficiência.

 

Já o GMV 5 PV recebe diretamente a energia gerada pelos painéis solares e numa fração de segundo decide pra onde redirecioná-la, que pode ser pro equipamento VRF, pra rede da concessionária*, outros sistemas do edifício ou todos eles. Esse processo garante uma eficiência de até 99,04% na conversão de potência entre a geração fotovoltaica e a alimentação do compressor.

 
Modos de Operação do Sistema

 

O sistema de controle, alterna automaticamente entre 5 modos de operação, baseados nas condições de disponibilidade de energia solar e demanda do equipamento de ar condicionado. O sistema de controle interno do VRF realiza a monitoração da produção e demanda de energia alternando entre os modos com intervalos inferiores a 10 ms, mantendo uma operação contínua e estável.

 

MODO AR CONDICIONADO FOTOVOLTAICO

 

A energia solar produzida pelo sistema fotovoltaico é igual a consumida pelo ar condicionado, ou seja, não consome energia elétrica da concessionária.

MODO AR CONDICIONADO CONVENCIONAL

 

O ar condicionado utiliza apenas a energia elétrica da concessionária. Sempre que utilizado a noite, o sistema ativará este modo de operação.

MODO AR CONDICIONADO FOTOVOLTAICO COM AJUDA DA REDE

A geração de energia solar é insuficiente para atender o consumo do ar condicionado, dessa maneira a diferença é complementada pela alimentação elétrica da concessionária.

MODO AR CONDICIONADO E GERADOR DE ENERGIA

 

A geração de energia solar excede o consumo do ar condicionado, esse excedente é transferido para a concessionária* ou para outros sistemas elétricos do edifício.

MODO GERADOR DE ENERGIA SOLAR

 

Quando o ar condicionado não é utilizado, a energia solar gerada pode ser utilizada por outros sistemas ou totalmente transferida para a concessionária* elétrica.

 

* Cada concessionária local possui suas regras específicas para esse tipo de geração, porém o ar condicionado pode operar independentemente da concessionária.

GMV 5 PV - VRF Fotovoltaico
380 V Quente e frio (ciclo reverso)
Alimentação Solar - 370~900 VCC
Modulação de 8 a 48 HP

 

Operação:

 

Resfriamento: -5º a 52º C

Aquecimento: -20º a 24º C

Combinações de evaporadores até 135% (simultaneidade)

Diagrama elétrico de ligação